dá_lata_logo_fundo_preto.png
ciclo da lata #.png
O Projeto Dá Lata faz parte de um movimento que visa promover os ODS e engajar a população, mostrando a sustentabilidade como um valor coletivo.
 
O Projeto dá Lata tem uma proposta inovadora que une arte, sustentabilidade, tecnologia, e informação, mostrando que universos, aparentemente opostos, podem fazer parte de um mesmo projeto. Ele conecta lixo e arte, tecnologia e trabalho manual, consumidor e catador, mostrando que todos fazem parte da mesma sociedade e só têm a somar juntos.
 
Nesta primeira ação foram realizados 3 painéis na Galeria Urbana, por 3 artistas diferentes, usando da arte como forma de chamar a atenção para o lixo produzido pela população, e convidar a mesma a ter papel ativo na solução. Também foi produzido um material em vídeo com foco mais informativo e educacional.
 
O projeto chama a atenção, não só para a questão ecológica através da reciclagem, mas também, tem caráter social, falado sobre o potencial de geração de renda e humanização de pessoas que realizam este trabalho e que estão à margem.
 
Pretende-se deixar, como legado, através do projeto, informação, formação de novos hábitos e um pensamento mais consciente. Mostrar a importância e a força de ações feitas de forma coletiva, apontando que a mudança de comportamento de cada um, tem papel fundamental em uma transformação maior. 

VÍDEOS DOCUMENTÁRIOS

O vídeo apresenta o projeto, conta como surgiu a ideia e fala da importância da reciclagem, tendo as latinhas como referência de sucesso e exemplo de um de um ciclo que se fecha, promovendo maior sustentabilidade. 

Como Tudo Começou

Traz depoimentos de catadores e imagens de uma cooperativa, apresentando na prática como tudo acontece e mostrando a importância deste processo não só para o meio ambiente, mas também para muitas pessoas que vivem disso.

Garimpo no Lixo

Documenta o processo artístico, traz alguns dados sobre a reciclagem no Brasil e no Mundo e valoriza a arte como importante forma de comunicação.

Arte com Lata na Rua

PAINÉIS DO PROJETO DÁ LATA NA GALERIA URBANA

"Coletando Esperança" - Smith Arte

"A Lata" - Pakatoo

"Não Existe Fora" - Cibelle Arcanjo

A Galeria Urbana de Niterói, foi inaugurada em 2018 e conta com aproximadamente 1,4 mil m² de arte urbana a céu aberto, localizada na Rua José Figueiredo, no Centro da cidade.

VISITE A GALERIA URBANA

Acompanhe mais sobre este projeto e outros em @newflow_lab